A CONTA DESPERDÍCIO

A CONTA DO DESPERDÍCIO


Evite em sua obra jogar dinheiro fora, prevenindo-se contra as perdas injustificadas de materiais.
Olha só o conselho que revistas especializadas e os sindicatos da construção civil indicam:

A primeira boa medida é considerar seriamente que é possível evitar os desperdícios.

Tenha um projeto bem definido:
A base de uma obra enxuta é a completa definição de seus detalhes em um projeto de arquitetura bem feito. Se você preferir economizar, deixando o arquiteto de lado, saiba que será bem maior a possibilidade de gastar mais nas obras. Na ponta do lápis, sai mais barato investir em projeto do que ter que refazer os trabalhos durante a construção.

Prepare a Argamassa na quantidade certa:
Uma situação comum é preparar mais argamassa do que o necessário para a obra. Por isso veja se o volume jogado fora é excessivo ou não. Os fabricantes alertam para os prazos de validade do cimento, pois após esses prazos a argamassa perde o poder de colagem e resistência.

Reaproveite a madeira:
Usada para fazer os andaimes e escoramentos, ela um dos itens mais caros do orçamento. O mal aproveitamento das tábuas e dos barrotes, sem um planejamentos de cortes adequado, acaba deixando sobras inúteis.


Tome cuidado com materiais a granel:
A maioria das obras usam materiais a granel como pedra britada e areia. Por serem vendidos em metros cúbicos e entregues por caminhões basculantes, é com existirem diferenças entres os volumes especificados nas notas fiscais e os efetivamente entregues. Na hora de estocar de estocar os materiais na obra, outra dica:
prefira um lugar que facilite o acompanhamento visual do consumo e sua comparação com o andamento dos serviços.


Proteja os acabamentos
Caixilhos, portas, louças, banheiras, espelhos, molduras... Os materiais de acabamentos, caros e nobres, estarão sempre mais seguros nas lojas, que normalmente se responsabilizam pela sua guarda até a entrega definitiva. Expostos no canteiro poderão ser danificados pelo descuido ou curiosidade do pessoal. Fique atento para que o transporte e manipulação deles durante o trabalho sejam feitos da maneira certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita