O MERCADO IMOBILIÁRIO PARA JORNALISTAS

Aula inaugural foi sobre o Uso e Ocupação do Solo na manhã desta sexta-feira (14/8). A próxima abordará o Desenvolvimento Urbano – Loteamentos: do Parcelamento à Associação, em 21/8.
Profissionais de diferentes veículos de comunicação compareceram à Universidade Secovi para aprender ou entender melhor o funcionamento das várias atividades do segmento. Muitos jornalistas do Interior de São Paulo e de outras localidades do País, como Brasília, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Alagoas assistiram, por meio da Internet, a apresentação de Claudio Bernardes, vice-presidente e pró-reitor da Universidade, o primeiro palestrante de uma série de 11 aulas.

“Nosso mercado é muito diferente, porque demanda um planejamento de longo prazo. É preciso pensar em qual bairro investir, onde comprar o terreno, fazer o projeto, aprová-lo nos órgãos públicos competentes, vender e depois construir”, explicou o presidente do Sindicato, João Crestana na abertura do evento.

O conhecimento oferecido nessa iniciativa e adquirido pelos participantes é importante para todos os envolvidos: imprensa e Secovi. “Queremos repassar conhecimento, trocar idéias com vocês, sanar todas as dúvidas que houver sobre nosso setor”, destacou Crestana.

“Tudo começa com a ocupação do solo, por isto iniciamos o temário com o assunto”, esclareceu Bernardes. Sua explanação alinhavou desde a atuação do mercado imobiliário no crescimento das cidades, a origem da criação de novos espaços públicos e privados até a intervenção do segmento na evolução das cidades. “Apenas meio por cento de todo o território nacional é urbanizado, ainda há muita área a ser ocupada e cabe a nós, do setor imobiliário, criar espaços públicos de forma responsável”.

O pró-reitor da Universidade também lembrou que dentro do desenvolvimento urbano, a indústria imobiliária tem que se adaptar à cidade e a cidade se adaptar à indústria imobiliária. “Construímos de acordo com a legislação, respeitando o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor, mas o modelo de Uso e Ocupação do Solo tem problemas que estamos debatendo com as autoridades competentes.”

Além do Desenvolvimento Urbano, o curso abordará ainda: Incorporação, O Mercado de Revenda, Financiamento da Produção a Comercialização, Marketing e Comercialização de Imóveis, Administração Imobiliária e Condomínios, Locações Residenciais e Comerciais, Aspectos Jurídicos da Incorporação, O Judiciário e as Questões Imobiliárias e Sustentabilidade.

Não haverá aula no dia 26 de setembro por conta da realização da Semana Imobiliária 2009 (Sisp), que acontece de 24 a 27/9, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, incluindo a Convenção Secovi, no Holiday Inn (Anhembi), além da entrega do Prêmio Master Imobiliário 2009, dia 23/9, no Clube Monte Líbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita