DOCUMENTOS NAS TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS


Para a realização do sonho de adquirir um imóvel próprio, além de escolher o imóvel que atenda as necessidades de cada um, é imprescindível se elaborar um Compromisso de Venda e Compra, que se encaixe dentro das negociações acordadas, além de se fazer uma análise criteriosa da documentação dos vendedores e do imóvel



Para que haja segurança na negociação de um imóvel é necessária a obtenção de uma séria de documentos indispensáveis tanto do imóvel, quanto dos vendedores. As certidões exigidas no processo de compra e venda não podem ser vistas apenas como burocracia, afinal, essa análise pode evitar futuros transtornos. 


Por esta razão, toda análise documental e tratativa contratual deve ser realizada por profissionais habilitados e amplamente capacitados, com larga experiência no mercado imobiliário, com finalidade maior de concretizar os seus negócios de forma segura e garantida. 

Caso se verifique alguma pendência nas certidões apresentadas, não quer dizer que a negociação não possa ser concluída, mas é fundamental que a situação seja analisada pelos interessados e regularizada pela parte responsável. 

De forma geral, os documentos a serem apresentados na transação de venda e compra de um imóvel são:

Vendedor Pessoa Física: 

- RG e CPF 

- Comprovante de estado civil 

- Certidões negativas de protestos da Justiça Federal, da Justiça Estadual (cíveis, execuções fiscais e família); da Justiça do Trabalho e Certidão conjunta negativa de débitos relativos aos tributos federais e à dívida ativa da união. 

Vendedor Pessoa Jurídica: 

- Contrato social e última alteração ou contrato social consolidado 

- Certidão da Junta Comercial 

- RG e CPF dos sócios 

- Certidões negativas de protestos da Justiça Federal, da Justiça Estadual (cíveis, execuções fiscais e família); da Justiça do Trabalho e Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos aos tributos federais e à dívida ativa da união, além da certidão negativa de débitos relativos às contribuições previdenciários e às de terceiros e Certificado de Regularidade do FGTS – CRF. 

Com documentos checados, quaisquer irregularidades corrigidas e um departamento jurídico capacitado para auxiliar os clientes, as negociações tornam-se mais seguras, tranquilas e dentro da lei. 

Por:Wilson Neaime - Diretor da Qualiti Imóveis, consultoria imobiliária com 18 anos de atuação em São Paulo, trabalhando na venda e locação de imóveis nos principais bairros da Zona Sul da capital, além de compra e locação de imóveis em Orlando e Miami, nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita