QUALIFICAÇÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS PODE EVITAR TRANSTORNOS

Procura por registro cresceu 50% nos últimos cinco anos



O crescimento exponencial do mercado imobiliário dos últimos anos fez crescer a busca pela carreira de corretor de imóveis. De acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), somente nos últimos cinco 5 anos, o número de corretores de imóveis em Minas cresceu 50%. Este dado se reflete também em nível Brasil quando a profissão cresceu 83%. Nesse período, o número de profissionais em atividade no mercado imobiliário saltou de 155 mil para 284 mil. 



No entanto, o crescimento do setor também tem as suas consequências. Pessoas não qualificadas são atraídas pela possibilidade de ganho e agem de forma ilegal e, em muitos casos, lesam o consumidor. A compra de um imóvel exige uma série de cuidados. Não são raros os casos de atrasos na entrega ou defeitos que aparecem logo após o novo proprietário pegar as chaves. Para evitar esse tipo de transtorno é preciso ter atenção quanto à imobiliária, o corretor e a construtora responsável por aquele imóvel. 

Uma das primeiras providências em uma transação imobiliária é checar o credenciamento do profissional, que pode ser feito pelo site do Creci-MG (www.crecimg.gov.br). Para denunciar um corretor, clique em Serviços, Formulários e, em seguida, imprima o termo de denúncia. Após preenchê-lo, entregue na sede do Conselho ou em uma das 198 delegacias do Creci. Para noticiar irregularidades, ligue (31)3271-6044. Neste caso, você não precisa se identificar.

"Verificar se a pessoa é mesmo um corretor evita uma série de transtornos porque esses profissionais são inscritos e qualquer problema o cliente tem a quem recorrer, tem como denunciar", informa Paulo Tavares, presidente do Creci-MG e diretor da Sotão Netimóveis.

Mas mesmo assim, segundo Paulo, ainda são precisos outros cuidados.

Verificar o histórico da imobiliária ou do corretor também pode evitar problemas futuros, de acordo com Paulo. "A internet pode ser uma aliada nessa hora, assim como o Procon.  É bom verificar se existem reclamações referentes àquela empresa e/ou pessoa", observa. Ele lembra ainda que é preciso exigir todas as informações referentes ao imóvel e toda a documentação dele.

Em caso de imóveis novos, o cliente deve verificar a construtora dessa mesma forma e ainda no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) se ela está registrada. 

Para quem pretende vender o seu imóvel, Paulo aconselha a seguir os conselhos já citados, mas também cuidar de toda a documentação com cuidado.




Ele também afirma que o ideal é que o proprietário deixe o imóvel na responsabilidade apenas uma imobiliária ou de um corretor para evitar que as empresas travem uma concorrência predatória, o que prejudica o andamento dos negócios. "Caso a pessoa deixe com mais de uma é preciso exigir que elas se comuniquem durante o processo de venda para evitar, por exemplo, dois corretores mostrando o apartamento para clientes diferentes ao mesmo tempo", observa.

Fiscalização

O Creci trabalha para combater a prática desses ilegais e a cada novo ano vem obtendo melhores resultados. Em 2012 o conselho autuou 2.057 pessoas por exercício ilegal da profissão contra 229 em 2005, um aumento de 798%.

Para denunciar, acesse o site www.crecimg.gov.br, clique em Serviços, Formulários e, em seguida, imprima o Termo de Denúncia. Após preenchê-lo, entregue na sede do Conselho ou em uma das delegacias do Creci. Para noticiar irregularidades, ligue 3271-6044. Neste caso, você não precisa se identificar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita