SAIBA QUAIS SÃO OS ENCARGOS DE UM CORRETOR DE IMÓVEIS

O corretor de imóveis, é um trabalhador autônomo, deve ter em mente os tributos e impostos que deve realizar pagamento anuais ou mensais.
O corretor de imóveis, por ser um trabalhador autônomo, deve estar atento quanto às suas contribuições fiscais, tributárias e previdenciárias. O corretor de imóveis tem obrigações com o município, com a Receita Federal e com a Previdência Social.
Com a prefeitura de seu município o corretor deve pagar o ISSQN: Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. O profissional poderá realizar o pagamento de uma vez só quando recebe o carnê, ou em pagamentos mensais. Já com a Receita Federal, o corretor de imóveis deve ter em ordem todos os recebimentos relacionados a comissões por intermediação de negócios durante o ano. Se houver pagamento através de uma empresa (pessoa jurídica) a mesma deverá realizar pagamento através da emissão do RPA – Recibo de Pagamento a Autônomo para recolhimento de imposto.
Se o serviço for prestado à pessoa física, é de responsabilidade do corretor de imóveis declarar os rendimentos em sua declaração de imposto. Lembre-se de anotar todas as intermediações, pois na declaração anual de imposto de renda deverá constar o nome da fonte pagadora pela intermediação imobiliária, com seu CPF e valor envolvido.
Todos devem pensar no futuro, e as contribuições previdenciárias representam uma ajuda mensal na aposentadoria. Para isso, o corretor de imóveis deve se inscrever no INSS a fim de fazer recolhimento mensal através do pagamento de um carnê. O corretor poderá definir a contribuição necessária que deseja para o recebimento posterior em sua aposentadoria. Uma vez inscrito, o corretor de imóveis irá contribuir dentro de uma tabela progressiva e que servirá de calculo quando ele receber a aposentadoria.
Lembre-se: qualquer tipo de aposentadoria (por idade, por tempo de contribuição ou por invalidez) necessariamente vem através de contribuição regular por pelo menos um período que é determinado pelo INSS.
Com informações: Universidade Gaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita