FUTURO DA PROFISSÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS É TEMA DE PALESTRA

Presidente do CRECI-SP contou sua trajetória dentro da profissão e deu aula sobre a atuação no mercado
Dando início às palestras do Construindo o Grande ABC 2014, no último dia 29, José Augusto Viana Neto, presidente do CRECI-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) deu uma aula sobre como ser corretor de imóveis, delimitando os rumos que a profissão vem tomando nos últimos anos.
Viana Neto iniciou sua palestra explicando, rapidamente, aos presentes um pouco sobre a história da profissão e o quanto a política a influência, citando diversos momentos da entidade. No decorrer da palestra, enquanto falava sobre sua trajetória, marcou alguns pontos importantes dessa caminhada – desde que deixou a imobiliária da família para sua esposa e filhos e passou a se dedicar somente ao CRECI. “Todos os dias espero meus funcionários na porta do CRECI, faço questão de dar a mão a todos e desejar um bom dia (…) alguns até tentam escapar quando chegam atrasados, afinal, quem gosta de ver o presidente te esperando na porta do trabalho?” citou, entre risos.

Futuro da profissão
Viana acredita que a profissão não vem sendo valorizada no país, já que muitas vezes, no momento da compra, é comum o interessado tentar contato diretamente com o proprietário do imóvel, antes de ir a uma imobiliária e procurar um serviço especializado.
Segundo o profissional, para mudar a visão que o corretor tem no país é necessário uma mudança na sociedade, “é uma cultura que temos que cultivar e fazer com que o comprador tenha preferência pelo corretor e não pelo proprietário do imóvel, o CRECI está ai para proteger e representar a classe” frisa.
Para finalizar a palestra – que diferente das demais, foi feita sem acompanhamento de uma apresentação – José Viana salientou as boas esperanças com o futuro da profissão e também com o mercado imobiliário que, segundo ele, encontrará seu equilíbrio no próximo ano.