5 AÇÕES DE MARKETING QUE ESTÃO TRAZENDO RESULTADOS PARA AS EMPRESAS EM 2015

O ano começou com diversas incertezas econômicas e, com isto, grande parte dos ramos de negócios brasileiros sofreram quedas quanto ao fluxo de trabalhos. Esta incerteza diminuiu a confiança do consumidor, que passou a comprar menos roupas, sapatos, diminuir a quantidade de vezes que sai para jantar, os happy hours, os gastos com beleza, entre diversas outras formas que o brasileiro encontrou para economizar.
Mas, como em todo o final de túnel há uma saída, alguns empresários já estão recuperando o ritmo de vendas e planejando um final de ano com saldo positivo. A saída encontrada baseia-se em uma palavra: adaptação, que pode ocorrer quanto a diversos fatores, tais como: produto, serviço, preço ou a apresentação de tudo isto para os clientes.
Para quem quer levar esta adaptação a sério, Bruno Lessa, diretor da Marketing SIM (www.marketingsim.com.br) – agência especializada em soluções integradas de marketing, comenta as 5 ações de marketing que estão ajudando a movimentar os negócios.
1. Design estratégico – O design se tornou mais do que uma propaganda, faz parte da descrição do produto ou da marca, é o primeiro contato que as pessoas têm com a empresa e por isso tem que ser chamativo, cativante e instigante. Atualmente saber representar a marca com uma comunicação visual bem empregada é um diferencial e as empresas estão atentas a isto. Mais importante ainda é saber chamar atenção sem incomodar.

2. Humanização das marcas – Tornar a marca mais próxima do consumidor sempre foi um dilema. Para isto usaram-se das propagandas divertidas, dos personagens e até da emoção. Atualmente as empresas perceberam que demonstrar a importância de um produto ou empresa na vida das pessoas, de forma a mostrar usabilidade, emoção e criatividade é muito interessante e prende a atenção de um potencial cliente.
3. Otimização para dispositivos móveis – Neste ponto as empresas entenderam que mais do que ter um site, é importante investir em redes sociais, em especial as que são facilmente acessadas por dispositivos móveis, ou seja, smartphones e tablets. Além disto, as redes sociais precisam vir juntamente com um site responsivo, ou seja, adaptado aos aparelhos mobiles. O mundo é mobile e por isto as empresas também precisam ser.
4. Marketing de conteúdo – Além de um site e de redes sociais bem estruturadas, de peças bem construídas é importante um texto bem articulado. Aliás, é ele que tornará a empresa mais engajada com o público, humanizando esta relação. Conteúdos informacionais, com baixo teor propagandista são os mais bem quistos pelos consumidores, principalmente os consumidores de conteúdo a partir de dispositivos mobiles. Os textos precisam ser rápidos, dinâmicos e com o maior número de dados possíveis. É interessante ainda apostar em infográficos e imagens, prendendo ainda mais a atenção do leitor.
5. Redes sociais como canal de atendimento – Uma das principais utilizações das redes sociais, ainda em seus primórdios, era o de divulgar o produto, a marca, a empresa. Hoje elas servem como canal de atendimento com o cliente e consumidor, seja tirando dúvidas, apresentando as novidades. Elas ajudaram em muito no processo de humanização.