SAIBA QUAIS ASPECTOS DEVEM SER CONSIDERADOS NA COMPRA DE IMÓVEL NOVO, USADO OU NA PLANTA

Saiba quais aspectos devem ser considerados na compra de imóvel novo, usado ou na planta
Comprador precisa estar atento para evitar prejuízos e descontentamentos.

13/08/08 - Comprar um imóvel exige um grande investimento. Seja o imóvel novo, usado ou ainda na planta, o comprador precisa estar ciente dos aspectos envolvidos no fechamento do contrato para evitar prejuízos e descontentamentos. Confira abaixo algumas dicas para cada situação:

- Imóvel novo: Faça uma consulta junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para verificar a idoneidade da Construtora/Incorporadora, bem como checar outros empreendimentos já concluídos pela empresa e se estes estão cadastrados no Cartório de Registro de Imóveis competente.

Verifique a localização do imóvel e observe os aspectos ao redor que possam colocá-lo em risco ou desvalorizá-lo. Exija o memorial descritivo, documento que relaciona os materiais e equipamentos utilizados na obra e identifique a marca e a qualidade dos mesmos.

- Imóvel usado: Agende visitas ao imóvel durante o dia, para avaliar melhor as reais condições, como rachaduras, infiltrações e mofo, que em outros horários passam despercebidas e durante a noite, para verificar aspectos de segurança e movimento dos arredores. Observe a incidência do sol, iluminação, ventilação e localização.

Exija o cadastro no Cartório de Registro de Imóveis, cópia da convenção de condomínio e cópia do projeto arquitetônico da edificação devidamente aprovada pela Prefeitura. No caso de imobiliária, verifique se ela está cadastrada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

- Imóvel na planta: Verifique o memorial descritivo e leia atentamente - localização, material e equipamentos utilizados, tais como piso, azulejos e objetos da área de convivência, devem estar relacionados. Certifique-se de que as informações contidas no folheto condizem com a planta apresentada. Guarde todo o material promocional do empreendimento, que poderá ser útil no momento da negociação. Solicite referências comerciais de outras obras realizadas pela construtora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita