O NOVO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO MERCADO IMOBILIÁRIO



Por muito tempo, para alcançar seus objetivos de marketing, foram usadas técnicas e estratégia como telemarketing, email’s em massa, mala direta, rádio, impressos e TV visando impactar o consumidor das mais variadas formas possíveis. No cenário atual, em que vivemos uma revolução digital, o uso dessas técnicas e estratégias tem perdido eficácia conforme o consumidor aprende e começa a evitar essas interrupções.



O novo comportamento


Com a popularização dos mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing ou de portais e sites que concentram ofertas de imóveis e imobiliárias, o usuário está aprendendo a se comportar de forma crítica e seletiva. A internet permite ao usuário fazer sua busca no conforto e comodidade de seu lar, podendo fazer um levantamento completo do imóvel, da região, visualizar fotos e vídeos , pesquisar dados relevantes sobre o bairro e solicitar o agendamento de uma visita, que muitas vezes pode ser feita online diretamente com o corretor.



Hoje, o consumidor pesquisa e recolhe informações através de mecanismos de buscas. Quem está procurando alguma informação executa uma pesquisa dezenas ou centena de vezes por dia e ao invés de assistir um comercial na TV, ler uma mensagem de spam ou ouvir um representante de vendas, a maioria prefere por intermédio de notebooks, tablets ou smartphones buscar a informação online através de um portal ou blog especializado que encontrou no Google.


Somado a isso temos o efeito da viralização(antes chamado “boca-a-boca”) que tem sido potencializado pelas mídias sociais, permitindo ao corretor trabalhar a fidelização de seus potenciais clientes junto a sua marca ou seu nome através de um continuo relacionamento, seja através de email-marketing ou através das redes sociais.

O nível de confiança adquirido por buscadores como o Google, bem como de sites e portais imobiliários aliado ao poder de propagação que as mídias sociais como Facebook, Twitter e Google Plus, permite aos profissionais do setor imobiliário um alto nível de segmentação, aumentando a relevância para o seu consumidor e consequentemente melhorando os resultados de suas ações.


O Marketing tradicional acabou?


É lógico que marketing tradicional continua tendo seu valor...aliás, o marketing online é apenas mais uma das várias estratégias de marketing. O que deve ser feito é a revisão de velhos conceitos e paradigmas, afinal, pessoas cansaram de serem interrompidas através das mensagens tradicionais criando um bloqueio natural que muitas vezes leva a rejeição natural ao que está sendo oferecido.

O ponto principal é que as pessoas aprendem e interagem de forma totalmente diferente de alguns anos atrás e usam a internet para obter informações, comprar e se relacionar, trazendo um novo comportamento pouco conhecido e explorado. Entretanto a essência do ser humano continua sendo a mesma com seus desejos, falhas e vontades o que mudou foi seu comportamento perante essas necessidades que hoje são potencializada pelas mídias sociais.

O caminho do sucesso é, sem dúvida, o equilíbrio e a combinação certa das estratégias disponibilizadas, buscando sempre integrar as ações tradicionais com as novas ferramentas que hoje estão facilmente acessíveis e tentar cada vez mais entender as atividades e relações humanas para conseguir atender seus anseios e desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita