CRECI - ALERTA CORRETORES SOBRE FRAUDES EM BOLETOS DE PAGAMENTO


A história não poderia ser mais corriqueira: você tem um pagamento a fazer, imprime o boleto através de um link da Internet, vai a um banco, quita o débito e imagina que está tudo resolvido. 



Porém, o que você não sabe é que uma quadrilha de falsificadores conseguiu fraudar o código de barras e o dinheiro que você pagou foi para a conta de outra pessoa. Os casos têm se repetido com certa frequência e, em geral, já causaram prejuízos a muitas universidades e hospitais - alvo preferido dos golpistas. 


No último mês, entretanto, dois inscritos no CRECISP também relataram ter passado pelo mesmo problema.

Em uma das situações, o corretor imprimiu o boleto para pagamento da anuidade disponível na página do CRECISP e efetuou o pagamento numa agência bancária. Ao verificar o recibo do pagamento constatou que nele aparecia como destinatário do valor o banco HSBC, ocasião em que entrou em contato com o Setor de Contas a Receber, para receber a informação de que o valor não havia ingressado nos cofres da entidade, mas sim para a conta dos estelionatários. 

Segundo especialistas no assunto, essa fraude é possível quando o computador que imprime o boleto se encontra infectado por um vírus que corrompe o código de barras, alterando os números da linha digitável e desviando o destino do pagamento para conta diversa da original.
Levando-se em conta que nesse caso específico o boleto foi pago numa agência bancária e que cabia ao caixa da agência conferir os dados do recibo antes de efetuar o recolhimento, providências já foram tomadas pelo CRECISP para a apuração das responsabilidades e ressarcimento do prejuízo, bem como a identificação do destinatário do valor recolhido para a apresentação de denúncia junto ao Ministério Público.

Entretanto, poderá ocorrer a hipótese em que o boleto é recolhido através de caixas eletrônicos, quando então a responsabilidade pela conferência da regularidade dos dados do boleto caberá exclusivamente àquele que vier a efetuar o pagamento. 
Por essa razão, o CRECISP alerta a todos os inscritos que venham a efetuar a quitação de seus boletos bancários em caixas eletrônicos, para que tenham o especial cuidado de confirmar todos os dados antes de efetivar qualquer pagamento, checando a identificação do cedente, se o logotipo e o código do banco são da mesma instituição e se os valores estão corretos. 

“Não podemos permitir que a ação de golpistas acabe desestimulando a utilização da Internet, como ferramenta indispensável para facilitar o dia a dia de todos”, ponderou o Presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita