OS PORTAIS IMOBILIÁRIOS MAIS ACESSADOS DO PAÍS


Em matéria veiculado no site Property Portal Watch, o principal veículo mundial sobre portais imobiliários, com base em dados da Hitwise, uma das principais empresas de monitoramento online do mundo (do grupo Serasa Experian), os quatro primeiros meses de 2014 mostram que no Brasil, o portal imobiliário VivaReal assume a liderança de tráfego, sendo o site de classificados de imóveis mais acessado do país.



O gráfico a seguir mostra que o VivaReal tem 16,5% das visitas de imóveisno Brasil. Zap Imoveis (o portal imobiliário do Zap) teve 13,8% das visitas, enquanto o portal Imovelweb garantiu o terceiro lugar com 10,7%. 

Esta é uma mudança significativa se levarmos em consideração Junho de 2013, quando VivaReal ficou em segundo lugar com 12,4%. Com base nos números do Hitwise, Zap Imoveis teve uma queda significativa desde 2013, onde representava 17% dos acessos. Imovelweb teve uma ligeira melhora, mas ainda assim está atrás dos outros players.




Além de um forte crescimento de tráfego, VivaReal também tem o melhor índice em relação ao tempo de navegação em seu site. O seu tempo médio de visita é 09:40. Imovelweb está ligeiramente à frente de Zap com 7:14 x 6:58. A média na categoria é de 6:52




Ao analisarmos os motivos para este expressivo crescimento do VivaReal e do engajamento de seus usuários, refletido no tempo de navegação, existem dois pontos que se destacam: O volume de anúncios de imóveis e a origem das fontes de tráfego. 

Ao longo dos últimos quatro meses, em relação as 30 principais cidades do Brasil, VivaReal tem 2 vezes mais imóveis que Imovelweb e 4 vezes mais imóveis do que o portal Zap. Fica claro que em mercados como o Brasil, onde ainda não existe nenhum player com uma ampla dominância de mercado (ao contrário de outros países), quando uma marca está sendo construída, o número de imóveis no site é um importante fator para o crescimento, afinal, os consumidores que visitam querem ter um elevado número de imóveis para pesquisar. Quanto mais resultados encontram, há mais confiança que ali vão conseguir encontrar o seu imóvel, e aí portanto acabam retornando para realizar outras buscas. 




Como falamos, outro dado importantíssimo de ser analisado para entender o crescimento dos portais, é a fonte de tráfego. Isto é, a origem dos acessos recebidos. Para o VivaReal destaca-se a predominância do tráfego orgânico (tráfego de busca do Google, sem pagar por isto), em relação ao tráfego pago. Por outro lado, Zap Imóveis e Imovelweb, parecem utilizar mais o tráfego pago, o que reflete na necessidade constante de investir para garantir uma significativa parte de seus acessos. 




O investimento em mídia online pelo mercado imobiliário, e para diversos segmentos, cresce de forma exponencial, mas ainda temos muito para analisar e crescer. Para nós profissionais de marketing imobiliário, é interessantíssimo analisarmos de perto o desempenho dos grandes portais, para assim entendermos um pouco mais sobre os resultados e ações realizadas para o sucesso. 

Por Mariana Ferronato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita