CORRETOR DE IMÓVEIS OU CONSULTOR IMOBILIÁRIO?


Prezados corretores de imóveis, quero por meio de este espaço expressar minha opinião sobre o assunto: corretor X consultor.

Penso que o termo consultor imobiliário está sendo banalizado por “profissionais / agentes” do mercado que ao solicitar a carteirinha de estagiário para seus colaboradores/parceiros, sujeitam o iniciante a usar um crachá intitulado: Consultor Imobiliário, quando o correto seria Corretor estagiário. Isto faz com que venhamos a perder credibilidade perante os clientes, cada vez mais esclarecidos.

Para maior compreensão vamos ao significado do termo: “Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de consultor”.

Isto posto prezados, fica claro que o consultor tem a obrigação de ter um conhecimento muito mais profundo do que apenas os elementos básicos ligados à intermediação imobiliária.

A função básica do corretor de imóveis é conhecer e executar os procedimentos de transações imobiliárias, desde a prospecção até o pós venda/locação, conhecer os processos de captação/angariação de imóveis, fazer avaliações, entender sobre a documentação dos imóveis do proprietário /comprador, Registro Geral, contratos, escrituras, certidões e outros. Também cabe ao corretor conhecer como são feitas as incorporações imobiliárias, saber sobre os tipos de Usos e Ocupação do solo (guia amarela), ter conhecimento básico na área comercial (vendas), Legislação, Código de Defesa do Consumidor, marketing e saber como utilizar as ferramentas de apoio como internet e outros.

Já o consultor imobiliário tem a obrigação que entender tudo isto com mais profundidade, além de ter uma visão sistêmica do mercado imobiliário, deve conhecer o passado e entender o presente para projetar acontecimentos futuros dentro da área de atuação.

Também deve entender como interagem os mercados ligados ao setor imobiliário, como o mercado financeiro ter a visão do cenário econômico local e mundial, só assim este profissional estará preparado para prestar consultoria aos agentes e interessados pelo mercado imobiliário.

Parece muito, sei que alguns acharão que estou exagerando, mas não estou, temos que ter a consciência de que vivemos numa Era onde a informação e a informatização norteiam os caminhos dos vencedores.

Convido a todos para assumirem a nossa profissão com todo o zelo e satisfação de ser um CORRETOR DE IMÓVEIS.

 A sociedade deve respeito aos profissionais sérios e comprometidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita