QUEM PAGA A COMISSÃO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS: COMPRADOR OU VENDEDOR?


De quem é a responsabilidade pelo pagamento da comissão de venda ao corretor de imóvel, o vendedor ou o comprador. Veja também qual é o valor comum desta corretagem.

  
A compra  se a venda de um imóvel pode ser feita diretamente entre vendedor e comprador, isto é, entre o proprietário do imóvel e o comprador. Contudo a forma mais utilizada acredito que seja por intermédio de um corretor de imóvel, este profissional atua na intermediação de negócios imobiliários, fazendo a captação de imóveis que estão à venda, negociando diretamente com os proprietários os valores dos imóveis, condições de, entre outras informações necessárias para a realização da venda. Por outro lado ele faz também a captação de possíveis compradores que estejam procurando imóveis para comprar, neste caso sua responsabilidade é encontrar o imóvel para este comprador nas condições e desejos definidos pelo seu cliente.

Quem paga a comissão?

A responsabilidade pelo pagamento da comissão do corretor de imóveis recai sobre o vendedor, sendo deste a responsabilidade de definir o valor do imóvel e sobre este valor deverá ser descontado a comissão que ele pagará ao corretor ou a empresa corretora de imóveis quando for efetivado a venda da casa, apartamento, terreno ou outro bem imóvel. Esta é uma regra comum, contudo ela pode ser negociada e dependendo da situação o comprador poderá inclusive pagá-la, mas isto somente poderá ocorrer com o consentimento do comprador, já isto não é comum e a responsabilidade primária e do vendedor.

Valor da comissão

Outro ponto importante é o valor desta comissão que varia normalmente em torno de 5% do valor do imóvel. Contudo há negociações desta comissão e dependendo do resultado desta negociação, ela poderá ser inclusive menor. Se você for vender o seu imóvel é importante conversar com seu corretor com antecedência de definir entre outras coisas, o valor da comissão que você deverá apagar em caso de venda do imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita