ESPECULADOR OU INVESTIDOR, VOCÊ SABE A DIFERENÇA?


O alerta deste artigo está propício a atual conjuntura do mercado imobiliário.


O objetivo, aqui, é mostrar o lado arriscado daqueles que tentam ou acreditam estar investindo no mercado imobiliário com objetivo de alcançar altos lucros em curto espaço de tempo.

Os novos "investidores", os mais ousados, pela percepção da valorização dos imóveis no Brasil, aplicam, na maioria das vezes, seus poucos recursos financeiros em imóveis que estão em lançamento. A facilidade de pagamento durante as obras faz com que alguns interessados nestes tipos de produtos entrem nessa onda de ganhar dinheiro rápido e com facilidade. Isso não é verdade! As coisas não funcionam desta forma. Normalmente, por algum tipo de influência, essas pessoas esperam chegar próximo ao prazo de entrega do imóvel para iniciar a comercialização do ágio. Eles não querem e, às vezes, nem têm condições de adquirir o imóvel. A finalidade é justamente essa, lucrar com a venda do ágio. Aí mora o perigo.



Imagina só: quem está realmente interessado em comprar um imóvel novo para morar, para abrigar sua família com maior conforto, se tiver a opção de comprar diretamente da construtora com as facilidades de pagamento que existem, não irá comprar um ágio. Existem aqueles que comprem o ágio, sim, mas estes normalmente irão negociar seu valor. Alguns não conseguem receber nem aquilo o que pagaram durante a obra. Com o medo de perderem tudo o que investiram se livram do ágio para, no mínimo, receberem alguma coisa. Aí ouvimos algumas pessoas falando que está havendo o estouro da bolha. Não é isso. É só um momento de desespero que pode acontecer com qualquer pessoa. Isso, também, pode ocorrer com quem tem um imóvel há anos e necessita vendê-lo por vários motivos particulares e com muita urgência. Acaba por comercializá-lo muito abaixo do preço de mercado.


As construtoras, mesmo com o empreendimento já concluso, às vezes possuem algumas unidades disponíveis para venda. Claro que os valores de tabela serão maiores que no período de lançamento. Mas, existem outras facilidades de pagamento. Podendo, dependendo da circunstância, fazer a aquisição através de uma empresa creditícia, financiando-o até 100%. Ainda sim, temos outros lançamentos, outros empreendimentos com diversas e variadas formas de parcelar. É muita oferta contra uma pessoa que tenta vender um ágio com valor, de certa forma, alto.

Os investidores que possuem condições financeiras de adquirir o produto compram não só uma, mas algumas unidades. Por este motivo determinados empreendimentos são totalmente vendidos em 10, 15 dias, ou um pouco mais. Só que estes investidores não querem ter prejuízo e não vão vender seus ágios por qualquer preço. E caso haja dificuldade de comercializá-los? Simplesmente permanecerão com estes imóveis até o momento mais oportuno; fazendo um pouco mais de renda com locação, quem sabe!

A pergunta é: se muitas construtoras conseguem comercializar 100% do seu empreendimento em pouco tempo, como é que, após conclusão do prédio, tem algumas unidades disponíveis? Resposta – Certo número de especuladores, com menos sorte ou falta de uma consultoria em investimento imobiliário, acabam por ter que devolver a unidade adquirida à construtora, na maioria das vezes, por falta de recursos, renda para concretizar o pagamento no prazo acordado em contratado.

Minha dica para quem está iniciando e quer entrar nesse tipo de negócio é: busque imóveis mais comerciais (kits, salas, apartamentos de um quarto, flats e apart-hotel), que você saiba que terá condição de, caso não consiga vender o ágio no prazo esperado, arcar com o compromisso de assumir o financiamento bancário ao final da obra. O retorno certamente virá, mas tenha calma, tenha cuidado. Seja prudente e não se deixe levar pela sorte de alguns. Pois, da mesma forma, existe a falta de sorte de outros. Assim, fuja da especulação. Seja investidor, é mais seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita