QUERO SER CORRETOR DE IMÓVEIS: O QUE FAZER?


Quero ser corretor de imóveis: o que fazer?
Flexibilidade no horário de trabalho, mercado imobiliário em expansão, oportunidade de obter maiores ganhos financeiros, melhoria na qualidade de vida. Estes e tantos outros benefícios contribuem para que a profissão de corretor de imóveis esteja em alta no país e atraia profissionais das mais diversas áreas de formação: direito, vendas, comunicação, administração e até engenharia.
Esta realidade se revela na prática aqui em nosso blog. Tenho recebido muitos comentários de diferentes profissionais que perguntam se é uma boa investir na profissão, como ser um corretor de imóveis, a quem procurar. Por isso, hoje, resolvi compartilhar um pouco destas respostas com você que quer ser um corretor de imóveis e ainda não sabe o que fazer.
o-que-preciso-fazer-para-ser-corretor
A primeira etapa nesta jornada é a obtenção do registro junto ao Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). A profissão é regulamentada por lei específica, sendo obrigatório o credenciamento no Conselho.

Para isso é necessário procurar por um bom curso de formação. O corretor pode ser formado por meio de um curso de Técnico de Transição Imobiliária, que tem duração mínima entre 10 e 12 meses, pode também optar por uma faculdade de Ciência Imobiliárias, com duração de 4 anos, ou ainda realizar o curso de Gestão Imobiliária com duração de 2 anos.
É importante buscar uma instituição de ensino de qualidade  que tenha  credibilidade perante o mercado. Costumo orientar que os futuros profissionais procurem o Creci ou o Sindicato dos Corretores para pesquisar sobre os cursos e receber indicações de instituições reconhecidas por estes órgãos e que estejam de acordo com a realidade onde o futuro corretor irá atuar.
Os custos dessa formação não são baixos, portanto, há que se garantir  credibilidade,  qualidade de ensino e  segurança para fazer o investimento. Desse modo, os órgãos que representam a classe se configuram como importantes parceiros.
A segunda etapa neste processo de formação é a realização do estágio. É neste momento que o futuro corretor poderá aliar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso com a realidade do mercado.
É comum que a própria instituição de ensino já direcione para o estágio, mas caso isso não ocorra o aluno deverá fazer uma pesquisa sobre as imobiliárias atuantes em sua cidade ou em regiões próximas para realizar esta fundamental etapa de formação.
O estágio é um grande laboratório onde o profissional poderá construir e consolidar o seu próprio jeito de ser corretor de imóveis. É com esta prática que novas técnicas poderão ser testadas, avaliadas, corrigidas e aperfeiçoadas.
Faço questão de sempre enfatizar que é no estágio que experimentamos com mais intensidade como é atuar no mercado imobiliário, portanto, este momento deve ser aproveitado ao máximo para pesquisar, conversar com outros profissionais mais experientes, aprender e, sobretudo, ficar mais íntimo da profissão.
Vencidas estas etapas e com o diploma em mãos, o corretor pode procurar pelo Creci para realizar o seu registro e assim obter a tão esperada carteira vermelha, documento que certifica e autoriza o exercício da profissão.
Com o registro, o corretor pode desempenhar variadas funções: trabalhar em imobiliárias ou incorporadoras e assim atuar diretamente na venda ou aluguel de imóveis novos ou usados, pode também atuar com a captação de imóveis, como profissional autônomo, como avaliador de imóvel, como correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal ou até mesmo abrir a própria imobiliária.
Costumo dizer que se tornar um corretor de imóveis é fácil, basta seguir as etapas descritas acima. O desafio está em SER um corretor de imóveis de fato e isso requer alguns elementos que sempre faço questão de frisar em minhas reflexões: planejamento, foco, engajamento, persistência, resiliência, paciência, capacitação contínua e, acima de tudo, ser apaixonado pelo faz.
É esta paixão que será a força impulsionadora do seu sucesso, que o fará acordar todos os dias com o desejo de dar sempre o seu melhor, nada mais do que isso. É esta paixão ainda que não o deixará desaminar diante dos desafios diários. Esteja preparado, pois os desafios são muitos.
E diante destes desafios muitas outras dúvidas surgem: vale a pena ser corretor de imóveis? O que fazer para alcançar o sucesso? Como vender mais? Quanto ganha um corretor de imóveis?
Estes questionamentos serão refletidos em nosso próximo post, mas tenha uma certeza, são esses desafios que tornam a nossa profissão tão fascinante. Espero você para continuarmos esta reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita