COMO CALCULAR O VALOR DE UM IMÓVEL


Um dos trabalhos mais complexos para um corretor de imóveis é calcular o valor de um imóvel para colocá-lo à venda. Para obter um valor justo de venda alguns pontos precisam ser levados em consideração para realizar o cálculo. Vejamos quais são a seguir:



Condições do imóvel

 O primeiro ponto a ser avaliado são as condições em que o imóvel se encontra. Quando o imóvel é usado cabe ao corretor verificar se existe a necessidade de reforma ou manutenção.

Quanto menores forem os reparos necessários, melhor será o valor de venda do imóvel, pois o novo dono precisará investir menos em mão de obra e material para a reforma.

Outros fatores que entram nesta conta são a idade do prédio, a metragem e os valores das últimas negociações.

Localização

Ter uma boa localização valoriza muito um imóvel. Alguns diferenciais para casas e apartamentos são os fáceis acessos as principais ruas e rodovias da região. Outro fator é a proximidade de serviços como mercados, açougues, postos de gasolina ou farmácias.

Pesquise valores de imóveis similares

Uma forma de precificar o imóvel é comparar imóveis na mesma região que possuam as mesmas características do imóvel avaliado.

Uma ferramenta que faz isso muito bem é a calculadora de metro quadrado do portal ZIMP. Nela é possível selecionar a região e especificar as características do imóvel e ao final do cálculo encontramos o valor mínimo, médio e máximo para o imóvel.

Uma última dica é que existem profissionais que possuem o título de avaliador imobiliário, ou seja, possuem diploma de curso superior em gestão imobiliária ou de especialista em avaliação imobiliária que é concedido por cursos do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). Existe uma lista para consulta dos corretores com título de avaliador imobiliário no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), no site da Cofeci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita