CORRETOR DE IMÓVEIS X DIRETO COM PROPRIETÁRIO


Procurar um imóvel sozinho ou contar com a ajuda de um corretor? Eis a questão de quem vai alugar ou comprar. Escolher a casa própria é um momento especial na vida da maioria das pessoas e por isso, exige cuidados no processo

O corretor de imóveis é um profissional que pode ajudar muito nessa hora. O ideal é procurar um credenciado ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu Estado, órgão que regulamenta a profissão. 

De acordo com Elbio Fernández Mera, vice-presidente de comercialização e marketing do Sindicato das Empresas de Compra,Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), para exercer a profissão, a pessoa precisa fazer um curso técnico de transações imobiliárias. O que acontece, geralmente, é que o corretor trabalha vinculado a uma ou mais imobiliárias. 

“Uma vantagem disso é que o corretor sabe qual é o perfil da região que a sua imobiliária atua e conhece o mercado por conta da interligação entre as imobiliárias”, comenta Mera.



corretor de imóveis sabe quando um valor é justo e quando há possibilidade de aumentar ou abaixar uma proposta, facilitando a negociação entre ambas as partes.



Por conta própria

Para alugar ou comprar um imóvel sem a ajuda de um corretor, você precisará pesquisar bastante. Além da negociação financeira, existem diversos fatores para levar em conta, como: conhecer os prós e os contras da região, verificar se toda a documentação está em dia, avaliar preços de mercado, etc. 

Nesse caso, você pode economizar o custo da comissão do corretor, que equivale, geralmente, de 6 a 8% do valor do imóvel

No entanto, para negociar diretamente com o proprietário é preciso ficar de olho na segurança. O Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo (Sciesp) alerta que existem golpistas se aproveitando da inexperiência de compradores e vendedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Agradeçemos a sua visita